Está mais difícil de encontrar foie gras na França devido à gripe aviária. A França ainda é a líder global na produção de foie gras, mas a produção deste ano pode cair pela metade.
No início deste ano, foi confirmado um surto de gripe aviária nos Estados Unidos com origens globais rastreadas até 2020. Na época desse anúncio, o mesmo vírus H5N8 também estava se espalhando na França, levando os produtores de foie gras (ou fígado de ganso/pato) a realizar um abate em massa de patos na tentativa de evitar um surto como o que devastou a indústria cinco anos antes.
Mas os esforços para controlar o vírus não foram tão eficazes quanto o esperado e, agora, a França está enfrentando uma escassez de foie gras.
Veja também:
- Free Fire: com Anitta, Taça da Patroa traz times femininos da comunidade
- Atenção fãs de caviar: um dos restaurantes mais chiques de Paris está chegando a Nova York
- Você não precisa de taças diferentes para vinho tinto e branco. Veja dicas de expert!
- Guia fácil com 6 etapas para comer sushi do jeito certo
O Ministério da Agricultura francês diz que o país abateu 16 milhões de aves desde novembro e, como resultado, espera-se que a produção de foie gras seja reduzida em até metade este ano, com cerca de 80% dos produtores agora lidando com a gripe aviária em todo o país. Isso também prejudica a oferta global, com bem mais da metade da produção mundial de foie gras sendo na França.
“Este número [de aves abatidas] é sem precedentes para a França, que nunca foi exposta a uma crise de tal escala”, disse Marie-Pierre Pe, diretora do grupo de produtores de foie gras francês CIFOG.
Veja também:
- Cup Noodles lança coleção de make inspirada em suas embalagens supercoloridas
- Cocaína é encontrada em fábrica da Nespresso: ‘um valor estimado de R$ 270 milhões’
- Pesquisa encontra os restaurantes com 3 estrelas Michelin mais baratos e com as melhores críticas
A questão aparentemente já está começando a chegar a restaurantes como o Le 1862, um restaurante com uma estrela Michelin em Les Eyzies. “Faz um mês desde que começamos a comer menos foie gras, e esta semana não recebemos nenhum”, disse o chef e proprietário Pascal Lombard.
Os amantes de foie gras franceses provavelmente serão encorajados a limitar a ingestão desse produto quando se depararem com a iguaria. Como Pe acrescentou, “certamente haverá embalagens de tamanhos pequenos para facilitar o atendimento a todos os clientes”.
Fonte: Food & Wine
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br